quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Uma amiga minha, colocou-me a seguinte questão:

"Quando não tens uma ideia construida acerca de algo que aches relevante (dos mais variados pontos de vista)... esforças-te por construi-la com sentido para ti d maneira a que a possas seguir?"


Resposta:
É isto que "faz" as religiões (é por isto que as pessoas decidem seguir uma... religião). Eu não tenho essa necessidade, enves singo-me a uma ideia incompleta, informada; algo que fica na "gaveta", por assim dizer. 

Não tou com isto a abordar os valores... A religião exalta uma serie de valores atravez de ideias diferentes; mas não deixo de estar a abordar uma ideia.

Em primeira instância, os valores são secúndarios: As pessoas não são religiosas pelos valores, são religiosas pelas ideias...

Poderia-se argumentar que "os valores dirigem uma pessoa em 1º lugar", mas tal não é verdade...

Quantos "religiosos" guiam-se verdadeiramente pelos valores que a sua religião defende?
Eles acreditam mais piamente na ideia... do seu Deus, porque não entra em conflicto directo com as suas vidas!


Vale a pena pensar nisto :P Ou não... tanto faz, no fundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário